Thursday, April 28, 2011

Vampiros Emocionais

-->
Nestes dias sem trabalho e com muito tempo para ler, pensar e bitolar eu tenho me tornado muito mais atenta as ironias do dia a dia. Hoje por exemplo, eu fui fazer um entrevista num prédio no Soho numa agência imobiliária. Eu nem preciso dizer que eu e meu ego delicado estávamos em frangalhos com a mera idéia de acabar trabalhando em sites para o Donald Trump. EU, eu, euzinha, euzona, A diretora de arte, diretora criativa do mundo fashion, mega-mega-mega-megatalentosa acabar num beco sem saída destes! Mas é lógico que o insulto não estava completo se não fosse pelo advento do Google Maps. Ah sim, pois no instante que eu digitei o endereço eu vi que no mesmo prédio da agência imobiliária ficava a Mucca Design, uma das agências de design mais importantes de NY. Trabalhar lá é um destes sonhos que agente sonha quando desce do avião para morar em NY e com o passar dos anos vai ficando cada vez mais longe. E não interessa que meus amigos que trabalharam ou conhecem quem trabalha lá me disseram que o lugar pode ser o que quiser por fora mas por que por dentro é uma máquina de moer carne de designers mau pagos e maus amados. E de pastéis fritos de designers… ok, acho que vocês já entenderam a metáfora. Mas você acha que isto me impediu de ficar gagejando com a porteira que me perguntou que andar eu estava indo? Eu estava a ponto de contar toda a história, de como eu estava indo no oitavo andar na “City Realty” mas na verdade meu Destino era ir para o décimo andar e ser linda e fabulosa na “Mucca Design”. Mas quieta eu fiquei e quieta eu fui até o oitavo andar e qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o projeto imobiliário em questão não envolvia o Donald Trump e não era nada humilhante e devo até dizer…interessante??

É lógico que na volta ao percorrer os vinte quarteirões entre o Soho e a minha casa eu me peguei pensando nestas questões de imagem, da fantasia de querermos ser algo que está fora do nosso alcance e de ficarmos achando que nossa realidade é muito pior do que a nossa fantasia. E de como nós estamos sempre tão prontos para comprar uma imagem de algo que é tão ilusório.

Eu acabei lembrando de um fim de semana que eu passei em Rhinebeck num retiro espiritual chamado Ômega. Minha irmã estava trabalhando lá durante todo o verão e nós resolvemos ir visitá-la. O lugar era lindo com atividades, lago, comida vegetariana de primeira. E como quem está na chuva é para se molhar toca eu e o meu marido a participar dos workshops. E como já é um fato de conhecimento geral, eu sempre caio em qualquer promessa de marketing independetemente de trabalhar com marketeiros eu continuo caíndo nas mesmas armadilhas. O workshop que nós fomos era chamado de “Vampiros Emocionais: como entendê-los e se proteger deles” a pessoa dando o workshop era intitulada de Xamã Urbana. Eu não pude resistir tanto drama e auto ajuda em uma frase só. E na hora marcada lá estávamos nós, eu meu marido, minha irmã e o amigo dela “Lotus” (ele se recusou a nos dizer o nome verdadeiro e disse que Lotus era um nome mais verdadeiro do que o de batismo). Lá estávamos nós sentados em círculo, eu olhando para a Xamã pensando com os meus botões como ela deveria ser uma sábia e capaz de curar qualquer dor espiritual. Em volta dela todas as pessoas do retiro, pessoas iluminadas que meditam, que comem bem, que são puros, pessoas que querem se proteger de vampiros emocionais.
E qual não foi a minha surpresa quando cada um se apresentou e uma das pessoas do círculo falou “Eu estou muito intressado em lidar com vampiros emocionais por que eu SOU um vampiro emocional”.

Certo.

Ótimo.

Voltando para a Xamã: “Vampiros emocionais são pessoas que sugam a sua energia”. Isto eu já sabia. “Como lidar com estas pessoas? Muito simples, tenha sempre um talismã a mão. Como esta planta aqui, a unha de gato” e passou para o grupo uma unha de gato. “A pedra lápis lázuli é muito eficiente também”. E onde agente encontra estes talismãs uma pessoa do grupo perguntou, e a Xamã não perdeu nem um segundo e respondeu, “Ah sim, que bom que você fez esta pergunta. Você pode ir no meu site e encontrar todos estes talismãs a venda”. Como assim? Que diacho de Xamã é esta? Devo confessar que eu fui ao site onde além das inofensivas unhas de gato você pode comprar velas-vaginas para botar fogo na sua vida amorosa (U$13). Sentindo uma mudança de clima no grupo ela nos explicou que o talismã pode ser qualquer coisa que nós quisermos, ela mesma gosta de projetar um significado especial em elásticos que ela acha na rua. Ela tem uma coleção de elásticos de borracha que ela acha nas ruas de Manhattan. Ceeerto. Para mim foi o que faltava, não existe fantasia alguma que sobreviva a imagem de alguém catando lixo nas calçadas imundas de Manhattan e levando-o para casa. “Queimar sálvia é muito eficaz também”, continuou a Xamã queimando um bocado de sálvia. E foi neste instante que meu marido, ultra paciente até então se levantou e desapareceu. “Oh céus!! Ele deve ser um vampiro emocional!” eu pensei. Ou não. Ou não. E fui atrás dele.

2 comments:

Anonymous said...

I like it!

nina said...

hahaha!
xamãzinha vampira financeira! e ainda por cima, porquinha!

beijinhos, caki.