Friday, December 23, 2011

Choque Cultural

Primeiro: desculpem o sumiço e o total abandono deste blog. Segundo: escrever NÃO é que nem andar de bicicleta. Acredito que eu tenha esquecido completamente como funciona. Mas eu voltei da última visita ao Brasil com a minha orelha doendo de tanto que o povo reclamou do blog. Citando meu amigo Ciro “ESCREVE NA PORRA DO BLOG”.

Então lá vou eu, enferrujada ou não: escrever na porra do blog.


Nas conversas rápidas que tive em São Paulo eu fiquei chocada com a loucura generalizada que envolvem o moletons da Abercombie and Fitch. Todos os adolescentes tem que ter um moleton da Abercombie, a Abercombie que é “meio cara” aqui e “proibitivamente cara” no Brasil. Mas o que acontece se você não tem o tal moleton? “Ah, fica difícil por causa da pressão dos colegas” me explicaram. Eu suspirei fundo e dei graças a Deus que eu não estou mais em idade escolar.


Mas no meu retorno aos EUA eu descobri que nós nunca saímos da idade escolar. Não se você trabalha no meio da moda. Ainda mais se o lugar que você trabalha como no meu caso, é a empresa de roupas mais antiga dos EUA. A primeira coisa que você aprende na Brooks Brothers onde eu trabalho é que eles SÃO os EUA. E com orgulho você começa a recitar: vestimos 38 dos 44 presidentes! Inventamos o blazer azul marinho! Inventamos a camisa social! A segunda coisa que você faz é comprar vinte camisas sociais e tacar fogo em todos os seus jeans e tênis. Desde então eu aprendi todos os nuances que geram discussões animadíssimas na Brooks. Alguém considera: “que tal se o modelo usar um terno corte Fitzgerald e uma gravata de crochê?” e o resto de nós: AH! OH! UH! “Super irônico!!”. Sim. Super. Irônico.


Descobri que existem mil maneiras de ser rebelde ao escolher que gravata vai com que camisa. Desde que você saiba as referências você consegue “ler” as pessoas a sua volta. Eu vou aprendedo as referências e entendendo um pouco mais da pisque americana, mas nada me preparou para a festa de natal da firma. Eu peguntei se era para vim toda chique as dez da manhã (a festa era um brunch) e me falaram “não necessáriamente mas é sempre bom vestir algo Brooks” (eu tenho fama de não vestir Brooks). Ok, lá fui eu com o meu salto alto Miu Miu para balancear o efeito matrona do meu vestido Brooks. E qual não foi o meu choque ao ver a escolha sartorial do resto do povo:





E sim, apesar de eu internamente saber que calça xadrez aqui é mais uma tradição americana eu só conseguia pensar: Meu Deus, é um encontro anual dos Mario Fofocas! E eu me refiro ao Mario Fofoca original, amigos. Coisa que os meninos e meninas que vestem Abercombie não fazem a menor idéia.

6 comments:

Renata said...

Adorei!!!! Quero ver no ano q vem, hein? Comp vc irá se preparar??? Bjs e feliz 12!

Renata said...

Adorei!!!! Quero ver no ano q vem, hein? Comp vc irá se preparar??? Bjs e feliz 12!

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Ρretty! This hаѕ been a rеаlly wonԁerful post.
Thanks fοг providing this info.

Feel frеe to visit my page - http://rbpi.in/article/article.php?id=22636