Sunday, November 7, 2010

Happenings

Morando em Nova Iorque há anos eu ainda consigo contar nos dedos de uma mão os nova iorquinos nascidos em NY. Nova Iorque é uma cidade destino, uma destas fantasias que as pessoas tem, “um dia eu vou vencer em Nova Iorque”. A constante combustão entre os recém chegados cheios de sonhos e dos velhos guerreiros cheios de cicatrizes é um dos componentes que torna esta cidade irresistível. Nova Iorque, para mim é uma cidade sereia que promete a todos que seus sonhos se realizarão, que a realidade é algo que se constrói com as próprias mãos. E mesmo tendo visto pessoas irem e virem, mesmo tendo visto parte do meus próprios sonhos não se realizarem eu ainda acredito nesta cidade e nesta promessa.

E se tem dias que eu marcho para o trabalho atrasada, xingando o metrô que não vem nunca, a pessoa andando devagar na minha frente, escrevendo emails enquanto o farol não muda, tem (muitos) outros dias em que a cidade se faz ver, a criatividade coletiva se faz ver e você fica assim, com um sorriso bobo na cara. As vezes é o uma banda tocando música de primeira nas estações de metrô, as vezes é alguém fazendo arte de rua como o cara que faz mandalas gigantescas com areia colorida nas praças. E as vezes tem a troupe do Improv Everywhere que é um grupo de voluntários que tem “missões” na cidade. São happenings super bem organizados que as vezes involvem centenas de participantes e tem temas variados. Invariávelmente eu acabo com um sorriso no rosto. Até hoje teve apenas um happening que me deixou pensativa mas acho que vale um post separado, por enquanto vão dois happenings que te fazem sorrir:

Um dia Black Tie na praia: centenas de voluntários (auto denominados "agentes") compraram trajes black tie em lojas de roupas usadas e passaram o dia na praia, surpreendendo os banhistas que não faziam idéia do que estava acontecendo.





Grand Central Congelada:
duzentos voluntários tomam uma das estações de trem mais movimentas de Manhattan de surpresa. Eles "congelaram" uma pose por cinco minutos. Passado os minutos eles continuram andando como se nada tivesse acontecido.







Boa segunda feira!

2 comments:

Mari Labaki said...

Cakis, to me atualizando por aqui.
Ja tinha visto o Frozen Grand Central que é maravilhoso!

Agora to no site do Improv everywhere! Tem cada um!! Amazing!

beijo grande querida!

Mari Labaki said...

Cakiii,

Vc tem que participar de um Improv everywhere!!
E depois nos contar, lógico!!!!

Beijocas.