Friday, February 12, 2010

Cargas D’Água

Neve. Chuva. Calor. Neve de verdade. Calor de mentira.
Sim, eu sei o mundo está de ponta cabeça e nada mais faz sentido, porém com mudanças climáticas ou não, as temperaturas do mundo da moda sempre foram um pouco mais dificil de decifrar do que o resto. Pelo menos para mim.


Dentro do estúdio

Fora do estúdio

Desde os dias de Vogue eu aprendi que a temperatura do lado de fora não tem nada a ver com a temperatura dos layouts ou desfiles. Esta semana por exemplo Nova Iorque congelou debaixo de uma tempestade de neve violenta como não se via há anos. Andar dois quarteirões de repente virou ato heróico e o formigueiro humano que é Midtown ficou deserta. E deserto também era o que eu via no estúdio lá no trabalho. Deserto não no sentido de pouca gente mas o outro sentido, o mais literal, com areia, tendas e tudo mais. É no auge do inverno que nós fotografamos nossa campanha de primavera e para esta primavera eu estava com deserto na cabeça. E voilá! Deserto no estúdio! Moças modelas pernudas e quase peladas! Do lado de fora o povo em camadas e camadas de penas de ganso, lã, capilene, fleece, grabber hand warmers e outros termos que só quem sabe é quem tem que saber mesmo. E do lado de fora (e ao lado do trabalho) nas tendas do Bryant Park logo começa a New York Fashion Week mostrando coleções de Outono. E o stress básico dos convidados para os shows é:
- vestir algo que faça sentido no frio absurdo entre sua casa e os shows (poncho? burka? cobertor?)
- porém que não pareça completamente defasado 2009 uma vez que você chega dentro das tendas dos desfiles (onde moças vaporosas desfilam em xales fininhos para gente que nunca sente frio ou calor).

A discrepância entre realidade climática e o calendário da moda sempre deu nó na minha cabeça mas até eu mudar para Nova Iorque eu conseguia manter algum senso de direção. Mas aqui o frio no começo do ano e o calor no meio do ano são intensos que eu sempre tenho a impressão que jamais viverei em uma estação apenas. Pois além da realidade fake do estúdio eu sempre recebo boletins completos do clima em SP. Chuva. Mais chuva. Mais chuva. Calor. Mais calor. Eu de gorro dentro de casa e minha mãe com um leque se abanando do outo lado da linha. No verão do ano passado era o contrário, ela de luva e eu de biquini. E no estúdio? No estúdio eu tinha visões do polo norte...


Modelo deitada no gelo (de verdade!) não sente frio ou calor


por de trás do set

5 comments:

Jorge Hori said...

Aqui chuva
muita chuva
Agua
depois de 45 dias seguidos houve uma trégua de 3 dias.
Hoje caiu um temporal de novo.
Bjs

ynaia said...

vICHI cAKI!
força no frio!

Anonymous said...

Cla reportando dos confins do hemisferio sul um calor danado. bjs camis!

nina said...

viva a volta do blog!
será que algum dia vou conhecer NY no inverno, caki? com direito a bonecos de neve, extremidades congeladas e xingamentos de brasileira que suporta os aquecimentos climáticos (também xingando)e morre de medo dos congelamentos climáticos?
beijo grande

Anonymous said...

Aqui um calor insuportável, no inteior peguei 42 graus em pleno carnaval. Detalhe, não tinha piscina, fiquei debaixo da ducha o tempo inteiro. bjs. Pá