Tuesday, October 14, 2008

Mavericks no Paraíso


Nova Iorque pós holocausto financeiro.
Eu retorno a ilha de Manhattan depois de um fim de semana prolongado longe do números da bolsa, das notícias da campanha presidencial, dois tópicos que devoram boa parte do meu tempo hoje em dia.

Nós aproveitamos o feriado daqui para ir a San Diego e provar um pouco do famoso jeito relax que domina os seres da costa de lá. E ao voltar eu vivo a suspirar...ah San Diego! Meus colegas de cela, digo de sala perguntam que diabos San Diego tem de tão especial, e eu me pego a pensar, por onde começar? Pelas impressões mais subjetivas ou objetivas?
É tudo muito subjetivo, afinal sou ou não sou este ser altamente sensível e aberto a ler o meu redor e traçar todos os tipos de conclusões? Então aqui vão algumas:

Em San Diego eu não vejo cifras ambulantes.
A minha Nova Iorque é uma pequena ilha povoada de pessoas que dão uma importância enorme para aparência, mesmo aqueles que andam aos trapos pagam caríssimo pelo look despojado. Então eu observo e vou somando mentalmente num interminável comercial do Mastercard. Bolsa Goyard, três mil dólares. Cinto Hermés, quinhentos. Calça jeans True Religion, oitenta, contrabalanceando com top da Gap, vinte dólares. E por aí vai. É uma leitura urbana de símbolos e narrativas pessoais com ansiedades coletivas. Em San Diego os símbolos com certeza existem mas não consegui indentificar muitos. Talvez eles estejam nos equipamentos de esporte, as bicicletas, os capacetes, que nos trazem ao seguinte tema:

Em San Diego todos mundo é geração saúde. De crianças a idosos todo mundo é amante do sol, e este longe de ser o malandro que nos elude na costa leste, o sol dá as caras literalmente todos os dias em San Diego. As oito da manhã de domingo tá todo mundo na rua, ou melhor na praia fazendo caminhada, andando de skate, surfando, correndo, dando banho em cachorro no meio da calçada e que você puder imaginar. E não é que o povo é todo sarado e perfeito que nem as mocinhas da minha academia, não senhor. Nada de leggings coordinados com elásticos de cabelo. Por lá se vê é um povo gordo, baixo e alto, devagar ou rápido, todos estão espalhados pelos parques e praias, todos os locais públicos.

Em San Diego eu não sei metade da vida alheia. Diferente de NY as orelhas e mãos são parecidas com as orelhas e mãos dos nossos ancestrais. Isto é, sem celular grudado nos dedos e saindo pelos ouvidos em formato de horrendos fones. Eu não sei quando eles falam no telefene mas a impressão que eu tenho é que eles de fato alocam um certo tempo para usar o tal aparelho que não inclui outras atividades simultanêas como andar, comer, ou dirigir. Como resultado eu não presenciei nenhuma briga via celular, ninguém aos berros no celular! Imagine só!

Em San Diego as ruas cheias de lojas lindas e sedutoras são vazias. E as praias são cheias. Os maiores prazeres dos nova iorquinos são: comer fora, beber com os amigos num bar e fazer compras. Fim de semana em Times Square tem fila para entrar nas lojas antes delas abrirem, tudo bem que é todo mundo turista, mas mesmo assim. Consumo, logo existo.

E como ninguém vive só de coisa boa, aqui vai o balde de água fria: San Diego é uma cidade republicana, conservadora e com muito orgulho. Sim. Se até agora você estava achando que San Diego é tudo de bom num país onde tem muita coisa ruim, aí vai a moral da história. Não dá para colocar os Estados Unidos em termos muito simplistas. O bom e o ruim se misturam, o conservadorismo corre fundo em estados liberais. E em San Diego a explicação é que boa parte da economia local vem do exército que é uma presença marcante, com bases e mais bases de treinamento. Jatos cortam o céu a todo tempo e submarinos disputam o mar com os sufistas que pelos lados de lá andam surfando de remo (sério mesmo!).

Pois é, lembra do mocinho Tom Cruise no filme Top Gun, Asas Indomáveis? Inteirinho filmado em San Diego. E por mais bonitinho que ele fosse, taí um típico eleitor do Bush. Aliás o apelido do moço no filme? Maverick, que segundo a definição é aquele de pensamento independente. Sei, indendente pero no mucho. Adivinha o apelido do candidato republicano que corre o risco de ser o próximo presidente? Maverick. Com asas nada indomáveis.

fotos da viagem: http://camilaanthonypictures.shutterfly.com/

1 comment:

Mari Labaki said...

Caki querida,

Passei bem rápido pelas fotos! Esse céu de San Diego realmente É um céu!
Que engraçado pensar que um lugar com muito exército ao redor dá uma certa sensação de pessoas livres (???) Pelo menos aparentemente... será que é a proteção?
Aliás, você vota?
O que mais amei foi: "Diferente de NY as orelhas e mãos são parecidas com as orelhas e mãos dos nossos ancestrais." ahahahaha ótimo!
Beijo grande!!