Saturday, August 4, 2007

Quatro dias de glamour interrompido

Terça Feira, 31 de Julho 9:00 – Meat Packing Distric , NY
Sol forte e bafo de verão. Eu chego na locação esscolhida para as fotos do catálogo de outono, uma antiga fábrica de linguiças que foi transformada em luxuosa casa e hoje em dia é usada para eventos e fotos. Nós alugamos o espaço inteiro por quatro dias para fazer 25 fotos com modelos e 13 fotos “still”, de bolsas e sapatos.



Nossa equipe de dez pessoas já se encontra no andar de baixo descarregando o equipamento enquanto a mesa do café está sendo posta. A modelo chega em seu todo seu esplendor europeu melancólico e é levada para fazer cabelo e maquiagem. Escuto vozes exaltadas no andar de baixo. O produtor passa por mim,“Atitude, atitude! É sempre a mesma atitude, tudo que eu falo, tudo eu digo eu recebo patada!”, sobe as escadas cheio de drama. Suspiro. Drama. Na primeira hora do primeiro dia. Toca a puxar o produtor para um dos quartos, fecha a porta. Dá um sermão no cidadão, “Escuta, não vem dar uma de estrela na primeira hora do dia não, não não não.”

Modelo pronta, maquiagem feita, vamos as fotos. De um quarto para o outro, corre corre. Produtor, arruma a camisa ali, tá soltando, e pára de ficar bufando de um lado para o outro. Fotógrafo, a luz não tá boa não, não dá para ver o produto. Sim, sim, I’m sorry, eu sei que a foto tá linda mas aqui agente vende roupa e não escuridão, bota uma luz na blusa da moça e logo. A gerente de produto me puxa pro lado e sussura, “Então, as roupas para as fotos de amanhã não estão aqui.”, “Ok, manda um boy buscar no escritório.”, “Não, não é que elas não estejam aqui na locação, elas não estão em Nova Iorque”. Silêncio. “Onde catso elas estão se mal lhe pergunto?”, “No depósito, em Virginia. Nós encomendamos tudo ao mesmo tempo mas eles estavam de mudança para um depósito novo e parece que eles não conseguem achar os produtos certos.”, “Sei”. Inspira. Respira. “Quando você acha que as roupas estarão aqui?”, “Estamos usando a UPS e o caminhão está agendado para passar as 8 da manhã, mas nós temos parte das roupas aqui, agente pode começar fotografando o que temos, assim, tá faltando os sapatos mas agente dá um jeito”. Dá um jeito, eu sei. Sou brasileira, não sou?

Penúltima foto do dia. A calça não serve, mais justa que Inega jeans. Pára tudo, o que vamos fazer? Photoshop? Busca outra calça? Um celular toca. Um dos assitente de foto, Ian atende. “O quê? Quando? Ai meu Deus. Não....” Silêncio. Ele se vira para nós todos com um olhar desesperado, “Dá licença, preciso de um tempo” e sai correndo. E não volta mais.

Quarta Feira, 1 de Agosto 8:00 Sentados na calçada, esperamos o zelador abrir a porta e o caminhão da UPS aparecer com as caixas de roupas. O zelador comparece, o caminhão nem sinal. “Novidades do Ian que desapareceu depois do telefonema?”, me perguntam. Sim, o tio dele que mora em LA faleceu de repente. Que dor no coração. O Ian é meu um dos meus amigo mais próximo no trabalho, ele começou como assitente do fotógrafo estrela e passou a fazer todas as fotos de acessórios comigo.

Meia hora depois a equipe está completa. Ian aparece de olhos vermelhos, quieto e profissional. Juliana Imai, a modelo brasileira escolhida para o dia aparece sonolenta. E tudo de novo mais uma vez, cabelo, maquiagem, luz, arruma a ponta da saia. “O caminhão da UPS apareceu?”, “Não... parece que o moço da FedEx pegou a caixa da UPS por engano lá no depósito, agente não sabe onde as caixas estão”. Respira. Inspira. 15hs, somos obrigados a mandar a modelo para casa (com metade das horas cumprimdas mas diária de vários mil dólares intacta).

Quinta Feira, 2 de Agosto 9:00 Fotos de homem, e que homem. Leo Peixoto, brasileiro (of course!), com cara de macho malvado durão ele derrete a mulherada destes lados, mal sabem que o moço é doce e educado, se despede com um beijo e um “fica com Deus”. Macho sim, malvado acho que não. Separamos a equipe e o casarão em dois. Metade fazendo as fotos com o moço e a outra metade fazendo fotos de acessórios com meu diretor de arte segundo em comando e o produtor bam bam bam freelance da Harper’s Bazaar. Por sorte a leva de roupas masculinas chegou a NY sem problemas para infelicidade das moças que perferiam ver o modelo sem roupa alguma. Ele por sua vez faz cara séria dentro de calça xadrez com botões de marinheiro na lateral, olha para mim e diz, “Estou pronto para a festa junina”. Pois é festa junina fancy, U$600 pela calça!



19:30 Maritime Hotel – Cabanas Bar. Há poucos quarteirões da fábrica de linguiças a agência Ford Models faz festa e convida a todos. Nós seguimos felizes e contentes secos por um drinque. Lá dentro uma tonelada de gente linda bronzeada e suada. 35º e nada de ar condicionado já que a festa era ao ar livre. Depois de trocar algumas frases profundas, “Oi fulano! Tudo bem?” “Beleza Camila!”, “Trabalhando muito?”, “Sóó! Mas beleza”, Beleza, Sóó, Beleza, Sóó", eu tento com afinco beber minha cerveja que se torna insuportávelmente quente em minutos. Desisto. Vou para casa.

Sexta Feira, 3 de Agosto 9:00 Ao chegar na locação encontro a gerente de produtos na calçada, a espera do caminhão da UPS, de novo. A modelo foi chamada de volta para fazer o restante das fotos. Ainda temos oito fotos de acessórios pela frente mas os produtos estão no tal caminhão da UPS. 13hs acabo as fotos com a modelo. A UPS chega. Divido o time em dois de novo, metade faz os sapatos num quarto, outra metade faz as bolsas. Temos apenas três horas até termos que parar tudo e começar a empacotar todas as caixas e equipamento. Fazemos as fotos enquanto empacotamos enquanto tentamos correr contra o tempo para que o Ian consiga pegar o vôo das 19hs para LA e ir ao funeral do tio. Corro de uma foto para outra para aprovar imagens. 16:30.



Tudo em caixas, colocamos os móveis no lugar e saímos para festejar. Fizemos tudo, conseguimos as fotos. As 38 fotos que aparecerão no site por apenas uma semana e logo serão substituídas por outras. Será que sou eu ou perdemos a noção de tempo?

3 comments:

Jorge Hori said...

La nave va
The show must go on
uma semana é uma semana
outra semana é outra.
cuide melhor da logistica
Bjs

Mari Labaki said...

Caki linda,

Definitivamente perdemos a noção do tempo!
Mas o que é isso diante desse moço educado de olhar pro infinito?
Deixa perder....rs rs.

Beijo querida!

Mari.

Unknown said...

gosto de "ler" os bastidores.;0)