Thursday, January 22, 2009

É de marca minha gente, de marca




Pois é, é de marca. Não interessa quão feia a minha roupa possa ser. É de marca.

Mesmo? Será mesmo que não interssa quão feia, ou quão vagabunda algo seja desde que seja de marca? Aqui na terra das marcas super inflacionadas o termo usado é “de designer”, tudo que alguém pode aspirar nesta vida é ter roupas “de designer”. E não precisa parar nas roupas, parece que queremos nossas almofadas e velas todas com assinatura Giorgio Armani. E o Giorgio é legal o bastante de nos oferecer velas por apenas quarenta dólares (cada).

Só que com a economia fraca o Giorgio e seus amigos estão tendo que repensar como vender produtos superfaturados. A minha CEO (=Chief Executive Officer=Presidente=Master of the Universe) ontem mesmo me pediu para deletar a palavra “designer” em um layout. E dado o fato que o lugar que eu trabalho tudo que nós vendemos é “de designer” eu deletei a palavra mas fiquei a pensar. Será a morte da marca?

Nova Iorque com crise ou sem crise ainda tem bastante gente querendo e podendo comprar coisas de marca, mas tais pessoas se vêem agora em situação bizarra. Com medo de causar revolta nas massas as moças refinadas agoram consumem como quem trai o marido. Em hotéis no meio da tarde. Verdade! Algumas lojas estão reservando quartos em hotéis e trazendo roupas e sapatos para a mulherada que tem vergonha de ir as lojas. E quando você compra algo eles colocam numa sacola sem logo nem nada. “Compra camuflada” estão chamando. E as dondocas que não tiram proveito da nova onda e tentam fazer o cambalacho sozinhas correm o risco de humilhação pública. A mulher do (ex) presidente da (defunta) Lehman Brothers que o diga. Enquanto o seu marido estava sendo enforcado na praça pública e testemunhando a tal centenária empresa ir para o saco sem ajuda do governo a moça fez o que qualquer um de nós faria. Ela foi a Hermés comprar lenços de quatrocentos dólares. O único problema é que a sacola da Hermés é laranjíssima e ela muito esperta pediu para os vendedores colocarem os lenços (sim, no plural por que era mais de um) em uma sacola branca. Os tais vendedores devem ter ficados irados (já imaginou eles indo atrás de uma sacola branca??) pois a história vazou e deu em todos os jornais. 

Mas a coisa não para na Hermés não. Outro dia eu fui comprar suco de laranja e vi que uma das embalagens mais tradicionais daqui tinha sofrido um redesign. Eu não sei ao certo qual era a idéia mas ao que parece mostar laranjas na embalagem não é mais in, agora o que é in é parecer genérico. Acho que a laranja fruta assim como a cor laranja da Hermés denota luxo nestes tempos. E a solução é sacola branca e embalagens genéricas.

Eu já entrei em contato com a Hermés para fazer um design perfeito, um saco de pão que diz “Servimos bem para servir sempre”.


7 comments:

Jorge Hori said...

Servirá bem, sempre

Anonymous said...

só não entendi o suco tropicana, ele tb. éd e marca ? Bjs. Pá

Anonymous said...

HAHAHAHA.... ADOREI.
NY sempre lançando tendência de comportamento! Até a decadência é "de designer"... aliás, a porquinha foi a leilão? Ou vão engordá-la antes? Ja imaginou que très chic um jantar na casa do Marc Jacobs e essa porca vindo assada da cozinha em bandeija de prata velha (pra reforçar a decadencia)!!! Que tal uma maçã branca na boca? Jantar para pouquíssimos, concorridérrimo, só pras amiga dos Hampton...
Aliás...Tropicana... que saudade... tantas variedades de suco de laranja... da mesma laranja...

CAKI•CAMILA said...

Alê,

Pois é até o Marc Jacobs tá com o pé no freio, ele cancelou as festas de ano novo e tudo mais! Acho que a porquinha tá num estilo new yorker meio lean and mean!

Pá querida,

Acho que o suco tropicana não é de marca mas agente que é designer bem que gostava da embalagem antiga e agora estamos ofendidos com a mudança!

Pai,
Servir bem é nosso motto!

CAKI•CAMILA said...

Alê,

Pois é até o Marc Jacobs tá com o pé no freio, ele cancelou as festas de ano novo e tudo mais! Acho que a porquinha tá num estilo new yorker meio lean and mean!

Pá querida,

Acho que o suco tropicana não é de marca mas agente que é designer bem que gostava da embalagem antiga e agora estamos ofendidos com a mudança!

Pai,
Servir bem é nosso motto!

Anonymous said...

VC continua ótima! Adorei o texto.
bjs

Anonymous said...

Oi, Camila.

Fiquei feliz ao ver que está feliz. Sei que é plágio usar essa frase na cara dura, mas foi o que imediatamente me ocorreu, ao ver os diversos posts no seu blog. Aliás, o estúpido aqui só percebeu a existência das outras mensagens depois, e tem coisa para mais de ano —meu atenuante, se podemos falar assim, é ter recebido link direto a um dos pensamentos recentemente.

De toda forma, parabéns! Ser feliz é uma conquista. Externar com sinceridade os louros é merecido brinde à vitória. Do pouco que a conheci, percebi como era batalhadora e positiva, no meio que fosse, ao tempo que fosse. Hei de seguir seus passos e encontrar um prumo, oh, inveja


Abraços,

Furia